A etnia Xerente realizou visitação em grupo no Museu Palacinho, foram 32 alunos do ensino fundamental ao nível médio, professores e Cacique que marcaram presença no Museu no dia 18 de abril, quinta-feira. Seu território fica localizado no município de Tocantínia, região central do Tocantins.
O grupo veio da Aldeia Porteira, considerada a mãe e o pai, pelo Cacique Devanir Xerente, de outras aldeias que surgiram a partir dela. No total são 60 indígenas que habitam e preservam a memória e as tradições de seus ancestrais.
Ainda de acordo com o Cacique Devanir Xerente, é muito importante para que todos possam reconhecer a história do seu próprio estado. “Aqui aprendem onde ficam os municípios, as etnias e como surgiu a capital, então, é muito importante para eles aprender e memorizar, buscar o benefício do estudo para que crianças e jovens alcancem o conhecimento, e possam fortalecer a nossa cultura”, afirmou.
O Cacique também explicou que a princípio as crianças falam somente a língua Xerente, e ao longo dos anos a língua portuguesa é ensinada pelos mais velhos, para quando crescerem possam se comunicar em duas línguas. “Pretendo voltar com certeza, e trazer mais alunos e jovens para conhecer mais sobre a história do Tocantins”, complementou.
Para Lorraina Xerente, estudante do 3º ano do ensino médio, a visita mediada ensinou muito a ela e aos mais novos. “É muito interessante o lugar, que conta a história do governador Siqueira Campos que construiu Palmas, para as crianças é um aprendizado, já que para muitas é a primeira vez que vêm até a capital e escutam o nome do primeiro governador do Tocantins”, destacou.
Disseminação da informação e diversidade indígena
O Museu Palacinho abriga um importante acervo voltado à cultura dos povos indígenas do Tocantins, as bonecas “Ritxòkò” criadas pelo povo karajá, são declaradas patrimônio cultural do brasil desde 2012.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população indígena no Tocantins é de 20.023 pessoas, que representa 1,32% da população total do estado. O Parque Araguaia é a Terra Indígena com maior população do estado. As etnias indígenas catalogadas, de acordo com a Secretaria dos Povos Originários do Tocantins (Sepot) são: Warao, Javaé, Tuxá, Karajá, Krahô, Xambioá, Funil-ô, Kanela, Xerente, Apinajé, Pankararu, Guarani, Karajá da Ilha, Krahô-Kanela, Awa Canoeiro.
Texto e fotos: Ninah Beatriz Oliveira / Ascom