Confira a programação da 22ª Semana Nacional de Museus

O Museu Histórico do Tocantins, o Palacinho, está participando da 22ª Semana Nacional de Museus, marcada para acontecer entre 13 e 18 de maio, sob o tema ‘Museus, Educação e Pesquisa’.

A programação, está sendo organizada pela Associação Amigos do Palacinho e equipe dos trabalhadores do Museu Palacinho. A abertura será a partir de segunda-feira, 13, às 9h, com a presença do governador Wanderlei Barbosa e demais autoridades, terá também a participação dos alunos das redes municipal e estadual, além de uma escola indígena da etnia Xerente, de Tocantínia.

Em nível de país, a 22ª Semana Nacional de Museus é organizada pela Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Associação Amigos do Palacinho.

Dia Internacional dos Museus
A proposta do tema de 2024 instituído pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

Participe da nossa programação:

13 de maio | 8h30
Abertura comemorativa com a presença do governador do Estado, Wanderlei Barbosa, e outras autoridades.

14 de maio | 9h
Visitação mediada com a museóloga Liliane Bispo.

15 de maio | 14h30 às 17h
Oficina de pintura de painéis com proposta de criar relações com a cultura imagética do Tocantins, ministrada pelo artista Ronan Gonçalves.

16 de maio | 8h30
Acolhimento dos Povos Tradicionais para visita mediada.
9h
Palestra com Narubia Werreria, Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins.

17 de maio | 9h
Palestra com abordagem histórica e geopolítica do Tocantins, ministrada pelo professor Junio Batista.

18 de maio | 9h
Visitação, com os mediadores do Museu, aberta ao público em geral.

No município de Lajeado, região central do Estado, também irá ocorrer uma programação especial durante a Semana Nacional de Museus, na Casa de Memória de Lajeado, clica aqui e confira.

Para mais informações, dúvidas e sugestões, siga o Museu Palacinho no Instagram.