Governo do Tocantins assina contrato para ampliação do Museu Palacinho

Museu Histórico do Tocantins, receberá um novo anexo – Antonio Gonçalves/Secom

Nesta quarta-feira, 25, o Governo do Tocantins realizou a cerimônia de assinatura do contrato para construção de um anexo no Museu Histórico do Tocantins – Museu Palacinho, em Palmas.

O contrato, com valor de R$ 1.830.265,39, é proveniente do Fundo Estadual de Cultura e tem como objetivo a construção de um espaço anexo ao museu para abrigar acervos artísticos e culturais. O espaço também será utilizado para diversas atividades culturais e artísticas.

Na ocasião, o idealizador do grupo Amigos do Palacinho, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes, ressaltou que a primeira reforma do Palacinho ocorreu em 2019, respeitando as características históricas do edifício. “O prédio foi construído em madeira de jatobá e sua estrutura, por si só, já é o museu. Essa obra é simples, que não vai descaracterizar a já construída, pois o novo anexo será feito ao lado da Capela.”, afirmou Wagner Praxedes.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou a importância do Palacinho para o Tocantins e os ganhos para a cultura com a ampliação do local. “Nós conhecemos a nossa história e não devemos esquecê-la. O Palacinho é um lugar de muita representatividade para o Tocantins. Com essa ampliação, teremos um melhor proveito, inclusive, para a classe artística e queremos que esse lugar seja uma referência para aqueles que estudam, sendo um ambiente também para a pesquisa”, afirmou o Governador.

Lideranças presentes na cerimônia de assinatura do contrato – Antonio Gonçalves/Secom

A cerimônia de assinatura do contrato também contou com a presença de secretários de Estado, integrantes do Instituto Amigos do Palacinho, deputados estaduais, prefeitos e vereadores de cidades vizinhas, representante da empresa responsável pela obra e artistas locais.