Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado nesta quinta-feira (17)

A data foi criada no dia 17 de agosto de 1937, pelo advogado, escritor e jornalista, Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Sphan (Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), atualmente Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e em sua homenagem, hoje é comemorado o dia do Patrimônio Cultural. O Iphan é o órgão federal responsável pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

E você, conhece a história e cultura da sua própria cidade? Primeiro vamos entender sobre o significado e importância do termo patrimônio.

A Constituição Brasileira define o patrimônio cultural como as diferentes formas de expressão, de fazer e viver, criações científicas, artísticas e tecnológicas, obras, objetos, documentos, sítios arqueológicos, edifícios (o Museu Palacinho é a primeira edificação de Palmas), conjuntos urbanos artísticos e científicos.

Esse patrimônio tem relação com a identidade e a memória de um povo, por isso a importância de sua proteção e preservação da história da humanidade.

Visite o Patrimônio Histórico Cultural de Palmas

O Museu Palacinho está de portas abertas e entrada gratuita esperando sua visita. O funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 17 horas. Conheça e desfrute do patrimônio cultural da sua cidade, compartilhe e divulgue essa informação com seus amigos e familiares.

Funcionamento:

Visitação livre e gratuita

De segunda a sábado, das 8h às 17h

Já a visitação para grupos e caravanas (a partir de 15 pessoas), escolas e universidades precisa ser agendada.

Solicitação de agendamento é feito via e-mail: marcio.costa@sectur.to.gov.br

Siga o Palacinho no Instagram: @museupalacinhoto