22ª Semana Nacional do Museu é inaugurada com cerimônia marcante

Na manhã da segunda-feira, 13 de maio, foi aberta a 22ª Semana Nacional do Museu, o evento contou com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), conselheiro André Matos e demais autoridades estaduais e municipais.

Alunos da Escola Indígena Xerente Antônio Benvindo da Luz, prestigiaram o evento com a apresentação cultural Dança e Cântico do Peixe e da Sucuri, transmitindo não apenas a riqueza de sua cultura, mas também a importância da preservação ambiental. A servidora pública Ana Rosa declamou o poema ‘O Palacinho’, enaltecendo a história e a beleza do Museu e seu papel como guardião da memória local. No evento tivemos exposição e venda de bonecas Ritxòkò e artesanatos da etnia Karajá, além disso, também houve a participação dos alunos do Colégio Esportivo Municipal do Corpo de Bombeiros.

Secretário da Cultura, Sebastião Pinheiro e Secretária executiva da Cultura, Valéria Kurovisck.

O conselheiro Decano do TCE-TO, José Wagner Praxedes, idealizador da Associação Amigos do Palacinho, fez pronunciamento sobre a importância do resgate dos fatos históricos da luta centenária pela criação do Estado. “Siqueira Campos (criador e primeiro governador do Tocantins), desde que entrou para a política com o objetivo de dar continuidade à luta pela criação do nosso estado, reuniu um grande acervo que deve ser preservado nesse Museu e nós estamos organizando esse rico acervo, para ser guardado e servir como fonte de informação e conhecimento aqui no Museu Palacinho”, enfatizou o conselheiro.

Em seu pronunciamento, o governador Wanderlei Barbosa lembrou nomes e fatos históricos de criação do Tocantins e da capital Palmas, e a importância deles para o futuro. “Laços históricos não podemos deixar apagar. Precisamos garantir que todos os personagens dessa história tenham o seu lugar de valor no nosso presente e no futuro. O Siqueira é o nosso líder da história e tem outros nomes, Darci Coelho, Raimundo Boi, Fenelon Barbosa… a história desses e outros nomes são inabaláveis”, assegurou o governador.

Termo de Cooperação Técnica

O evento foi coroado com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a associação e o governo do Estado, renovando a parceria para gestão do Museu, primeira sede do Poder Executivo do Tocantins e palco das decisões administrativas e políticas na construção da capital Palmas. Assinaram o termo o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o secretário da Cultura, Tião Pinheiro, e o diretor administrativo da Associação Amigos do Palacinho, Parrião Júnior.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Associação Amigos do Palacinho e o governo do Estado representa um passo significativo no fortalecimento da cultura e do patrimônio histórico do Tocantins. Este acordo renova a parceria entre a entidade, que é sem fins lucrativos, e o governo do Estado, possibilitando a realização de iniciativas conjuntas que visam não apenas preservar, mas também difundir o rico legado histórico cultural abrigado pelo Museu Palacinho.

Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, e o fundador da Associação Amigos do Palacinho, Wagner Praxedes.

Programação

A 22ª Semana Nacional do Museu promete ser um período de reflexão, celebração e colaboração, unindo esforços em prol da valorização e do reconhecimento do papel fundamental dos museus na sociedade contemporânea. Durante a semana acontecerão visitas de estudantes, monitoradas pelos guias do museu. Na quarta-feira, 15, às 14h, será realizada uma oficina de arte com o artista plástico Rogo; na quinta, dia 16, às 9h, a secretária de Estado dos Povos Originários, Narubia Werreria, fará palestra a duas turmas de estudantes do ensino fundamental e na sexta, dia 17, o professor e historiador Júnio Batista fará palestra a estudantes do ensino médio sobre a construção geopolítica do Estado do Tocantins.

Clique aqui e confira a programação completa.

Autoridades presentes

O conselheiro vice-presidente do TCE-TO, Alberto Sevilha, o procurador geral do Ministério Público de Contas (MPC), Oziel Pereira dos Santos, o deputado Valdemar Júnior, representando a Assembleia Legislativa, secretários de Estado e servidores públicos prestigiaram a cerimônia. A prefeita da capital, Cinthia Ribeiro Mantoan, foi representada pelo presidente da Fundação Cultural de Palmas, Geovane Assis. O primeiro vice-governador do Tocantins, Darci Coelho, também estava presente.