Uma noite que marcará a memória de quem esteve presente. Assim foi a inauguração da iluminação de Natal do Museu Histórico Palacinho, na noite desta terça-feira, 5 de dezembro. O evento teve apresentação do coral infantil do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João e Maria, da cantora Mariana Naves e do cantor e compositor Badinho.
A cerimônia no Museu Palacinho, primeira sede do governo do estado, foi prestigiada por personalidades presentes no início da história do Tocantins como o arquiteto Walfredo Antunes, que colaborou na projeção e construção do prédio; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), José Wagner Praxedes, idealizador da Associação Amigos do Palacinho, entidade responsável pela realização do evento, e do jornalista Tião Pinheiro, atual secretário de Cultura do estado.
O presidente do TCE do Estado de Goiás, conselheiro Saulo Mesquita, também prestigiou o acender das luzes de Natal no Palacinho. Em Palmas para ministrar uma palestra, o conselheiro fez questão de participar da cerimônia e falou sobre ter morado no Tocantins, onde atuou como juiz. “Eu me senti muito tocado por estar neste momento prestigiando a Associação Amigos do Palacinho. Eu sinto muita alegria em ver o desenvolvimento que Palmas teve, que o estado teve, e hoje, essa casa representa isso também: a consolidação desse estado tão bonito e de gente tão bonita que é. Morei aqui por oito anos, e é com muita alegria que estou aqui hoje”, ressaltou o conselheiro.
Vídeos com Siqueira Campos
Durante a cerimônia, foram apresentados dois vídeos do criador do Tocantins e de Palmas, o ex-governador Siqueira Campos. Em uma das gravações, Siqueira conta como foram os primeiros dias morando e governando do Palacinho, vendo a capital Palmas surgindo com as construções das primeiras casas. Na outra gravação, Siqueira Campos passa uma mensagem de otimismo aos moradores da capital e fala sobre como escolheu o lugar para a sua construção. Os conselheiros do TCE/TO Alberto Sevilha, vice-presidente da Corte, Manoel Pires dos Santos e Severiano Costandrade, corregedor, e o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins, Roniclei Alves de Moraes também estavam presentes. A Madre Maria Letícia, do Mosteiro de São Bento celebrou um momento religioso ao acender das luzes de Natal no museu.
Memórias sendo contadas
O secretário da Cultura, Tião Pinheiro, destacou o valor da realização da inauguração das luzes de Natal no Museu Palacinho. “É muito bom ver esse momento, aproveitando esse clima natalino, de luzes de Natal, esse momento super importante, de otimismo, de boas perspectivas aqui no local antológico da história do Tocantins, primeira sede do governo do estado, A associação amigos do palhacinho é muito importante para a preservação dessa história”, frisou.
Walfredo Antunes, arquiteto membro da equipe que fez o projeto de Palmas, trouxe memórias dos primeiros dias de fundação da capital e citou Siqueira Campos. “Hoje são cinco meses do passamento do governador Siqueira Campos e essa cerimônia tem um significado muito especial, nesse lugar original. A história do Palacinho está contatada aqui, na exposição que pode ser visitada por todos. Construímos esse Palacinho e hoje nós estamos celebrando todas as luzes, a memória dele e o trabalho da Associação Amigos do Palacinho”, disse o arquiteto.
Idealizador da Associação Amigos do Palacinho, conselheiro do TCE/TO, José Wagner Praxedes, falou emocionado sobre o momento. “Eu acho que essa noite veio a ser uma coroação do trabalho que a associação realizou neste ano. Uma cerimônia muito bonita, muito prestigiada. Eu só agradeço a Deus. Desde o momento que nós assumimos a gestão do museu, nós estamos presentes aqui todos os dias. Tudo que nós propomos a fazer, fazemos com maestria, com clareza e transparência. O Palacinho está em pé, está bonito, está todo arrumado e bem cuidado e recebe a visita de pessoas de diversas partes do mundo”, pontuou o conselheiro.
Texto: Adriana Borges (Ascom TCE)
Fotos: Ninah Beatriz (Ascom Museu Palacinho)