Divino Espírito Santo: tradição centenária religiosa e cultural do Tocantins

O Divino Espírito Santo é a fonte do amor, da plenitude e dos dons espirituais, sendo conhecido como uma das três pessoas da Santíssima Trindade, representada por Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

O Divino Espírito Santo é referenciado através de metáforas e símbolos. É comum encontrar a imagem da pomba branca, que remete à paz e à pureza.

A Festa popular centenária, conhecida como a Folia do Divino, representa manifestações culturais, o folclore, a religiosidade e os devotos cristãos. A origem da folia veio ainda do Brasil colonial, trazida de Portugal pelos colonizadores e está presente em vários estados brasileiros.

Folia do Divino no Tocantins

Fontes históricas registram Festejos do Divino no município de Natividade desde 1904, região sul do Estado. A folia é realizada com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), da Igreja e da comunidade com o objetivo de propagar a fé no Divino, através dessa manifestação. O Divino também cativa turistas de longe, fomentando o comércio local e rede hoteleira da cidade.

Siga o Museu histórico do Tocantins nas redes sociais: @museupalacinhoto