O prédio do Museu Histórico do Tocantins, conhecido popularmente como ‘Palacinho’, será reaberto ao público nesta terça-feira (19). O local foi reformado e passa a expor um acervo de peças, fotografias e mobiliário que pretendem contar a história da construção de Palmas, última capital planejada do século XX, para as novas gerações.
Entre as atrações, estão móveis originais do primeiro gabinete do governador na capital, exemplares antigos do Diário Oficial, fotografias dos primeiros dias de Palmas e o ‘Labirinto das Bandeiras’, que terá unidades de várias cidades do estado.
Também será possível visitar a capelinha e anexos do prédio. No evento de abertura estão previstas apresentações musicais e uma homenagem ao ex-governador José Wilson Siqueira Campos (DEM), que foi o primeiro governador eleito no Tocantins.
O local foi sede do Poder Executivo entre 1990 e 1991, assim que a capital começou a ser construída. Ele deixou de ser sede de governo com a inauguração do Palácio Araguaia, que continua sendo usado até hoje.
Foram realizadas manutenções que eram consideradas emergenciais no prédio, todo feito em madeira de jatobá. Existe um projeto para a construção de um parque urbano em torno dele, mas não há prazo para o começo das obras. Entre os serviços realizados, estão a recuperação elétrica e hidráulica, limpeza e pintura do prédio.