21ª Semana Nacional dos Museus

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), esta edição conta com a participação de mais de 1,1 mil museus e instituições culturais e educativas em todo o país. Em 2023, as instituições participantes realizarão atividades em todas as regiões brasileiras inspiradas pelo tema ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar’.

O que é?

Uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional
dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que
promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Tema

A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana Nacional de Museus.

Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros;

Aumentar o público visitante;

Intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Programação para a região Norte:

Museu Histórico do Tocantins – Palacinho
Avenida NS 10 Quadra 112 norte lote 09, N – Plano Diretor
Norte – Centro
contato@museupalacinho.com

Entrada gratuita, visitação guiada, apresentação de documentário.

Memorial Coluna Prestes
Praça dos Girassóis, N – Plano Diretor Sul
patrimoniohistorico@sectur.to.gov.br

Entrada gratuita, visitação guiada, apresentação de documentário.

📲 Siga o Museu histórico do Tocantins nas redes sociais: @museupalacinhoto

Confira as atividades programadas na sua região e desfrute! A programação completa está disponível em: gov.br/museus